Mudança pode ser sinônimo de dor-de-cabeça para muita gente. Só de pensar em todo o ritual vem o estresse, ainda mais se você não tem tanto tempo para se dedicar a essa atividade.

Talita Melo, personal organizer da Kiiro, empresa especializada em organização, afirma que é possível reduzir toda dificuldade seguindo alguns passos simples, mas que fazem toda a diferença no processo da mudança.

“O primeiro passo é o planejamento, começar fazendo um checklist”, diz. Isso inclui escolher a melhor data para se mudar, se for um final de semana observar se tem algum evento próximo ao endereço que possa atrapalhar e as restrições da portaria, caso seja em um condomínio.

Além disso, ela diz que é preciso avaliar o impacto que aquela mudança terá na vida da pessoa. Por exemplo, a alteração de endereço das correspondências deve ser feita o mais rápido possível, porque depois que for colocada a mão na massa, esses detalhes correm o risco de serem esquecidos.

O terceiro passo é a triagem. Esse é o momento de ver tudo que não precisa ser levado para a nova casa. Nesse processo é comum que muitas coisas sejam doadas e uma dica importante. “Se houver algum móvel para arrumar, por exemplo, um sofá que precisa ser reestofado ou trocar o tecido, aproveite para mandar logo para o serviço, pois a empresa já pega e entrega no novo endereço, menos uma coisa para levar na mudança”, sugere a especialista.

“Na hora de embalar tudo, você pode sinalizar as caixas com etiquetas coloridas, colocando uma cor para cada cômodo, o que irá facilitar na hora de carregar e transportar as caixas. Além disso, pode ser colocada uma segunda sinalização, para indicar a fragilidade do que tem ali”, explica Talita. A ordem de prioridade também é muito importante. O que será mais necessário na casa. “Os móveis sempre são os primeiros e por último, entram os objetos decorativos.

Mudança: cuidados

Cuidado especial com objetos mais delicados, como as louças e tudo que for de vidro. Eles devem ser bem embalados com papel seda e plástico bolha, colocados em caixas pequenas que não permitem que sejam empilhadas muito objetos — além de estarem sempre sinalizadas.

Alguém precisa ficar encarregado de realizar o gerenciamento da rotina dos dias da mudança. “Se naquele dia os moradores já irão dormir na nova casa, então é preciso levar primeiro as camas, e lembrar de levar um kit de higiene e de limpeza básico”, comenta a personal organizer.

Via secovi-ba.com.br

Postado em: Ambientes, Dicas.
Última modificação: janeiro 23, 2018

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