Em tempos de economia de água, as palavras de ordem têm sido economizar e reutilizar. Uma das grandes aliadas para diminuir seu consumo é recorrer à captação da água da chuva.
Se você mora em casa, a medida exige apenas direcionar a chuva que cai nas calhas para bombonas plásticas. Mas e se você vive em apartamento, como fazer? A tarefa se torna bem trabalhosa.
No entanto, há outras formas de acumular água em residências com pouco espaço. O foco tem de ser no reúso da que é consumida no banheiro, cozinha e área de serviço. Veja algumas dicas:
Máquina de lavar
Uma máquina de lavar com cinco quilos de roupa gasta em média 135 litros. Em vez de deixar que tudo isso vá pelo ralo, uma opção é ligar a mangueira por onde sai a água usada durante a lavagem a uma bombona. Se estiver acumulada pode ser utilizada no vaso sanitário, na limpeza e nas plantas. Bom lembrar que o recomendado é juntar a roupa suja e só lavar uma vez por semana.
Banho
Deixe sempre uma bacia ou balde perto do chuveiro para acumular a água que você usa para se molhar e tirar o sabão e o xampu. Se ela for guardada pode ser usada para dar descarga, na limpeza do apartamento e para regar as plantas. Não esqueça de sempre desligar a torneira enquanto se ensaboa.
Limpeza de frutas e verduras
Antes de consumir frutas, legumes e verduras, é fundamental limpá-los para evitar doenças que podem ser transmitidas por meio deles. A mistura com água sanitária usada na higienização dos alimentos e a utilizada para o enxague pode ser guardada para uso no vaso sanitário e faxina do apartamento.
Cozimento
Jogar fora a água do cozimento dos alimentos é um duplo desperdício, já que muitas vitaminas e minerais são solúveis. Ela pode ser usada no preparo de outros alimentos e também para regar plantas.
Ar-condicionado
Uma fonte de água muitas vezes deixada de lado é a do ar-condicionado. Sim, aquelas gotinhas que caem do aparelho e que podem parecer pouca coisa. Que tal passar a acumular essa água e utilizá-la na descarga e na limpeza?