Existem dois tipos de gás que são fornecidos para as residências, o gás natural e o GLP (Gás Liquefeito do Petróleo); veja qual a diferença entre eles e quais os cuidados para evitar possíveis problemas.Vazamento de Gás: saiba como evitar
Existem dois tipos de gás para utilização em domicílios, e ambos necessitam de cuidados e atenção dos usuários, caso contrário, os danos causados por um vazamento de gás, por exemplo, podem ser gravíssimos:

Gás Natural
O gás natural é uma fonte de energia segura e não precisa de botijões ou cilindros para armazenar, fornecendo energia de forma contínua. É necessário que as instalações e equipamentos estejam em ordem para evitar vazamento de gás, e também outros problemas, por ser uma substância delicada. Para lidar com segurança, devem ser tomados os seguintes cuidados:
Não apoiar ou guardar objetos nas tubulações de gás.
Cuide para que as tubulações de gás não entrem em contato com cabos elétricos.
Afaste materiais inflamáveis ou corrosivos das tubulações.
Feche o registro de gás após a utilização dos aparelhos.
Feche a válvula do medidor de gás caso se ausente de sua residência por vários dias.
Não obstrua as áreas de ventilação.
Caso a chama do gás estiver amarelada ou com falhas, é provável que seja uma falha na combustão, é preciso reparar imediatamente.
Na cozinha, a conexão dos fogões à instalação de gás natural, deve ser feita em tubo flexível metálico, conforme norma NBR 14177. A instalação necessita de um registro de gás em local de fácil acesso. Para evitar o desgaste do tubo, que pode provocar vazamento de gás, o mesmo não deve estar em contato com superfícies quentes e as conexões devem estar em boas condições e bem apertadas.
Se houver falta de gás natural, por motivo diferente de corte, siga as instruções do fabricante para a abertura das válvulas, caso o fornecimento não seja restabelecido, contate o serviço de emergência autorizado.
Se sentir cheiro de gás, chame imediatamente a assistência técnica autorizada.

GLP ( Gás liquefeito de Petróleo)
Também conhecido como gás de cozinha, é acondicionado dentro de cilindros em estado líquido (botijões). Ele produz o cheiro característico quando há um vazamento de gás. O GLP não é uma substância tóxica, porém se inalado em grande quantidade, produz efeito anestésico.
Nunca instale o botijão em locais fechados.
Evite passar a mangueira do botijão por trás do fogão, pois pode danificá-la.
Mantenha o registro do botijão sempre fechado.
Na troca, nunca deite o botijão.
Peça gás em revendas confiáveis (Se estiver amassado, enferrujado ou com lacre violado, recuse o produto).

Para identificar vazamento de gás: Utilize uma esponja de louça com sabão e esfregue ao redor da borboleta de conexão, se houver vazamento, se formarão pequenas bolhas de espuma.
Independente do sistema de gás de seu condomínio, é preciso que todos estejam atentos e haja manutenção regular para verificar se as instalações estão em boas condições, pois os acidentes graves, como o citado anteriormente pelo vazamento de gás, acontecem majoritariamente por negligência a reparos ou mau uso.

Via blog.socialcondo.com.br

Deixar um comentário