É cada vez mais comum que condomínios e hotéis tenham academia. Além de ser cômodo para o morador, valoriza o imóvel. Entretanto, nada adianta se o morador não souber treinar corretamente e não adotar uma disciplina a ser seguida à risca.
Dicas de como treinar na academia do condomínio

Você tem a comodidade de apenas pegar o elevador e sair em frente a uma academia. Porém, ao entrar, acaba sentindo-se perdido, desmotivado e volta só no ano seguinte quando lembra que o verão está chegando. Essa matéria foi desenvolvida para te ajudar a quebrar essa barreira e, de fato, treinar.

Ter uma academia em “casa” é muito cômodo já que diversas desculpas são eliminadas como chuva, frio, transporte, problema com estacionamento, vestiário lotado e, até o horário se resolve mais facilmente.

Porém uma grande barreira entra na sua frente: motivação para treinar. Se você não é do tipo que adora malhar, ir para um academia pode não ser uma opção ao chegar em casa depois de um dia de trabalho, ou mesmo acordar mais cedo para treinar antes de sair de casa.

Isso pode ocorrer simplesmente por falta de motivação ou pelo fato de que a academia está ali e continuará. É que essa facilidade, muitas vezes, facilita a procrastinação, e esta é uma das maiores causas para o afastamento dos treinos.

A segunda maior barreira é: o que fazer e como fazer? Afinal como se usa aquela máquina monstruosa que dizem que faz tudo? Como usar aquele monte de peso solto no seu treino? Se sentir perdido é desmotivante, você acaba fazendo o tradicional, esteira ou bike, e imitando o que aprendeu indo algumas vezes na academia ou o que viu alguém fazendo em algum lugar.

Dicas de como treinar na academia do condomínio

Dicas para o treino na academia do condomínio
Algumas dicas e cuidados que devem ser tomados em seu treino para que você treine com eficiência, continuidade e segurança.

Estipule dias e horários de treinos: Melhor começar com 3 vezes na semana até 1h30 por dia. Na medida que se adequar, aumente aos poucos a quantidade de horas e depois de dias de treino por semana.

Organize sua agenda de compromissos e encaixe seu programa de atividades físicas. Argumentos relacionados com a falta de tempo são os mais usados para não se movimentar. Um fator positivo e que se sustenta com pesquisas, é de que pequenas doses de exercícios são suficientes para alcançar seus objetivos.

Durma mais cedo: aproveite melhor suas horas de descanso. Consequentemente terá um dia melhor para programar sua rotina de treinos.

Dentro da academia
Máquinas: sempre há algumas máquinas, muitas vezes são multifuncionais, ou seja várias funções em um só aparelho. Nem sempre elas são boas, as antigas são as piores e quase sempre há um painel mostrando alguns desenhos de como treinar nela. Você pode aproveitar os nomes dos exercícios e ver no youtube para entender melhor como realizar o movimento.

Exercícios livres: é comum ter mais opções de exercícios livres nessas academias, devido ao espaço limitado. A boa noticia é que existem inúmeros exercícios que você pode fazer usando pesos livre – mas cuidado, por serem livres, requerem mais atenção no movimento e na postura.

Alguns exercício livres que você pode fazer:

barra fixa
flexão de braço
agachamentos
abdominais
exercícios bodyweight

Ordem do treino: cada treino terá uma ordem, um objetivo, uma função, por isso é importante seguir a ordem que seu professor determina. Músculos grandes vêm primeiro que músculos menores, primeiro treina-se o peitoral para depois treinar o tríceps, primeiro quádriceps depois glúteo.

Intensidade: esse é um grande problema. Por treinarem sozinhas muitas pessoas treinam em intensidade confortável. É essencial fazer isso no início e em alguns momentos do treinamento, porém, para se ter resultados você precisa treinar com cargas mais altas e/ou exercícios mais difíceis, saindo daquela zona de conforto e aumentando seus limites.

Via horadotreino.com.br